As pessoas não mudam, adaptam-se


Imaginem que antes de serem colegas de trabalho, eram amigos relativamente chegados. Que antes tinham uma conversa "horizontal" e hoje têm de ter verticalmente, onde que para além de amigos e colegas de trabalho, têm também um vínculo de empregado e empregador.

E agora o que resta não é mudar, aliás, eu acredito que as pessoas não mudam, nós adaptamo-nos consoante o meio em que estamos inseridos. Não quero com isso dizer que discordo totalmente quando se diz "aquela pessoa mudou bastante". Sim! A pessoa mudou porque foi aconselhada a mudar, como se diz no Brasil, acabou por "cair na real", mas isso não implica dizer que a essência do seu Eu tenha mudado.

Se olharmos para um ovo, verificaremos que não é possível o ter sem clara e gema, pois um não pode viver sem o outro, tal como a casca que os conserva. Pois bem, o ser humano também é assim. Existe uma essência de cada indivíduo que vem do seu DNA que não pode ser alterado, mas que as circunstâncias e o meio em que estiver inserido lhe levarão a adaptar-se.

Pense, o ovo numa geleira fica mais fresco, o ovo em ambiente normal fica numa temperatura ambiente, ao ser cozido a gema e a clara ficam consistentes e se forem congelados como devem ficar? Deixo o leitor fazer a experiência.

Por outra, temos o ser humano com a sua essência, carácter e personalidade que nunca vai mudar. Podemos é observar diminuição de um certo sentimento, aumento de outro, ser menos dramático, mais atencioso, mais benevolente, etc.


Nós continuamos a pensar, a sentir, a fazer, mas quando queremos mudar, não mudamos a pessoa, mudamos a forma de agir, de pensar, de fazer. Ou seja, a pessoa não mudou, as acções mudaram, a maneira de pensar mudou, e por fim a pessoa adaptou-se.

Comentários

Mensagens populares