As pessoas não mudam, adaptam-se
E agora o que
resta não é mudar, aliás, eu acredito que as pessoas não mudam, nós
adaptamo-nos consoante o meio em que estamos inseridos. Não quero com isso
dizer que discordo totalmente quando se diz "aquela pessoa mudou
bastante". Sim! A pessoa mudou porque foi aconselhada a mudar, como se diz
no Brasil, acabou por "cair na real", mas isso não implica dizer que
a essência do seu Eu tenha mudado.
Se olharmos para
um ovo, verificaremos que não é possível o ter sem clara e gema, pois um não
pode viver sem o outro, tal como a casca que os conserva. Pois bem, o ser
humano também é assim. Existe uma essência de cada indivíduo que vem do seu DNA
que não pode ser alterado, mas que as circunstâncias e o meio em que estiver
inserido lhe levarão a adaptar-se.
Pense, o ovo numa
geleira fica mais fresco, o ovo em ambiente normal fica numa temperatura
ambiente, ao ser cozido a gema e a clara ficam consistentes e se forem
congelados como devem ficar? Deixo o leitor fazer a experiência.
Por outra, temos o
ser humano com a sua essência, carácter e personalidade que nunca vai mudar.
Podemos é observar diminuição de um certo sentimento, aumento de outro, ser
menos dramático, mais atencioso, mais benevolente, etc.
Nós continuamos a
pensar, a sentir, a fazer, mas quando queremos mudar, não mudamos a pessoa,
mudamos a forma de agir, de pensar, de fazer. Ou seja, a pessoa não mudou, as
acções mudaram, a maneira de pensar mudou, e por fim a pessoa adaptou-se.



Comentários