Somos humanos, de raça humana



No texto desta semana eu queria abordar um tema que é o principal motivo das discussões e desentendimentos entre nós humanos, as diferenças de opinião.

 Decidi mudar o tema porque hoje pela manhã fui tratar de um documento cá na África do Sul e a senhora que me estava a atender pergunta-me com muita delicadeza "não quero ser rude, mas é mestiço?" (mestiço na África do Sul é chamado de coloured), com um sorriso respondi que se tivesse a opção de raça Humana eu optaria pela mesma. Apesar que tinha a opção Desconhecido (unknown), coloured foi a decisão final pois notei que ela tinha seleccionado esta antes mesmo de questionar. E para acrescentar, enquanto conduzia ligo o rádio e numa das estações Sul Africanas o tema era precisamente sobre o porquê que mais da metade das políticas governamentais implementadas nos últimos anos vêem favorecer a chamada raça "negra" e "coloured".

Todos nós somos seres humanos, somos diferentes um dos outros com características únicas. Características essas que nos diferem da pessoa que está do nosso lado através do DNA ou das impressões digitais.

Acredita que é o único neste mundo? Acredita que é a única pessoa com este nome que tem este fio de cabelo, estes olhos, este nível de educação, esta personalidade no país onde reside e no mundo inteiro num universo que se estima ter mais de um bilhão de pessoas? 

Para além de mim, existem pessoas notórias neste mundo como Dolores Huerta, Jack Kemp entre outros que também partilham a mesma opinião: a única raça que deveria existir neste mundo é a raça Humana.

Bob Marley antes de morrer disse por outras palavras que enquanto a cor da pele for mais importante, haverá sempre guerra. E não é necessário procurarmos em cavernas respostas a esta afirmação.

Olhemos para a sociedade, o racismo que ainda nos assola, a arrogância que muitos levam a cabo para denegrir, desprezar e rebaixar aquele humano de outro tom de pele. Será que ele conhece a história da evolução humana? Será que sabe que temos tons de peles diferentes por causa do afastamento da terra, das várias estações climatéricas que fizeram com que as pessoas que vivessem em zonas de clima tropical ganhassem um tom mais escuro e fios de cabelo resistentes que os pudessem proteger? Por vezes o que posso constatar é que a raiz do problema é a falta de discernimento, o uso excessivo de julgamento devido à ignorância.

Consequentemente, seria saudável seguirmos o conselho "um homem só deve olhar de cima a baixo ao outro, quando fôr para o ajudar" porque todos nós somos diferentes, somos únicos, interligados, todos nós somos primos e irmãos.

Comentários

Mensagens populares